Em tempo de estudos – CHRONICLE – O que esquecemos nos últimos 100 anos. Gino Terentim Desenvolvimento Profissional

O artigo “Motivation through the Design of Work: Test of a Theory” de Richard Hackman e Greg R. Oldham, publicado em 1976,  aborda o Modelo de Características do Trabalho. Ele destaca a importância de considerar a natureza do trabalho em si como uma fonte de motivação.

Richard Hackman e Greg R. Oldham respondem a seguinte pergunta:

“Como as características dos trabalhos se relacionam com os tributos individuais e  podem afetar o estado psicológico, e o quanto essas alterações psicológicas podem interferir na MOTIVAÇÂO e PRODUTIVIDADE.”

A pesquisa foi realizada com 658 funcionários em 62 empregos diferentes em sete organizações.

De acordo com esta teoria, os trabalhos devem ser projetados com cinco características principais em mente:

1.      Variedade de Habilidades: O trabalho exige aplicação de  diversas habilidades e talentos.

2.      Identidade da Tarefa: Executar o trabalho do início ao fim com um resultado visível , minimamente participar de todas as fases do trabalho.

3.      Significado da Tarefa: Otrabalho tem um impacto substancial na organização imediata ou no ambiente externo.

4.      Autonomia: O trabalho proporciona liberdade, independência e discrição ao indivíduo na programação do trabalho e na determinação dos procedimentos a serem usados na sua execução.

5.      Feedback: Resulta no indivíduo obter informações diretas e claras sobre a eficácia de seu desempenho.

Essas características impactam três estados psicológicos críticos:

1.      Significado experimentado do trabalho: grau em que um indivíduo percebe seu trabalho como sendo significativo, importante e valioso.

2.      Responsabilidade experimentada pelos resultados: ocorre quando os funcionários sentem que têm autonomia ou liberdade para tomar decisões sobre como e quando realizar seu trabalho, fazendo com que se sintam pessoalmente responsáveis pelos resultados de suas tarefas.

3.      Conhecimento dos resultados reais das atividades de trabalho: Este estado descreve a situação em que os trabalhadores recebem feedback claro e direto sobre a eficácia de seu desempenho no trabalho.

O modelo sugere que, quando essas características estão presentes em um trabalho, elas aumentam a motivação do empregado, satisfação no trabalho e desempenho, enquanto reduzem o absenteísmo e a rotatividade.

Meu objetivo com esta publicação é compartilhar com vocês uma pesquisa científica publicada em 1976 e tão atual no século XXI. Me fez lembrar horas de reuniões para discutir ações para melhoria da motivação, aumento do engajamento do time.

Será que se buscássemos as bases científicas seríamos mais rápidos em implantar ações transformadoras nas organizações?

Que tal realizar uma pesquisa para saber a motivação do time e assim, aumentar os resultados? Faz sentido?